sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Artigo: C@lculendo, software livre a serviço da educação


Como prometido, foram dois artigos publicados no SBIE 2008, este foi apresentado como Poster, entitulado, O uso do software livre na mediação pedagógica de alunos com dificuldades de aprendizagem: O Projeto C@lculendo por Sinara Socorro Duarte Rocha e amiga de toda hora, Luzier Veríssimo de Negreiros. Na verdade, o Calculendo nasceu no curso de Midias em Educação (especialização-UFC), no qual participo. Eis o artigo na integra:

Resumo: O presente estudo analisa o uso do software livre na mediação de alunos com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Fortaleza, com alunos de 9 a 13 anos de idade que apresentavam histórico de fracasso escolar. A metodologia envolveu a pesquisa qualitativa por meio da análise dos saberes e necessidades das crianças no contexto social e educativo ao qual ela pertence, por meio de atividades virtuais e concretas que envolvesse as habilidades cognitivas de seriação, conservação de quantidades e processo de construção da escrita. Os resultados preliminares apontam que o computador trouxe benefícios para aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes.

1. Introdução
Aprender a ler e escrever exige habilidades e apresenta novos desafios à criança com relação ao seu conhecimento de linguagem, sendo portanto, uma tarefa árdua, complexa e difícil especial para aquelas que apresentam déficits cognitivos e/ou dificuldades de aprendizagem.
A partir da década de 80, com o advento e democratização das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação na educação começaram a surgir pesquisas acerca dos benefícios da utilização do computador na aprendizagem, destacando-se os estudos de Moram (2008), Valente (1999), dentre outros. No entanto, apesar dos esforços governamentais em democratizar o acesso as TICs na escola, o que se observa é a prática incipiente do computador na prática educativa. Muitas escolas continuam arraigadas a práticas pedagógicas tradicionais que pouco ou quase nada contribuem para um aprendizado significativo, perpetuando o estigma da repetência e da evasão. Tal fato motivou o questionamento inicial da pesquisa: Qual a contribuição das TICs, em especial do software livre na aprendizagem de alunos com histórico de fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem?
Na tentativa de responder este questionamento, idealizou-se o Projeto C@lculendo: uma proposta de intervenção nas dificuldades de aprendizagem, proporcionando aos alunos envolvidos novas possibilidades educativas utilizando o computador como recurso complementar na aprendizagem. O principal objetivo foi analisar a influência do uso do software livre na mediação de alunos com dificuldades de aprendizagem e histórico de fracasso escolar. Como objetivos específicos delinearam-se: a) resgatar o interesse pela leitura, melhorando a construção da escrita; b) contribuir no processo de construção do código lingüístico e no desenvolvimento de raciocínio-lógico; c) apontar estratégias para a utilização pedagógica das novas tecnologias em sala de aula, conscientizando educadores sobre sua importância; d) diminuir os índices de multirepetência resgatando a auto-estima dos alunos; e) prevenir o fracasso escolar; f) Refletir sobre o papel da informática educativa na educação formal em especial do software livre.
2. Referencial Teórico
Estudos acerca do potencial educativo do computador no atendimento à crianças com déficits de aprendizagem, já são conhecidos desde a década de 70. Uma destas experiências pioneiras foi protagonizada por Lea Fagundes (1992), que desde 1973, coordena o LEC - Laboratório de Estudos Cognitivos, que investiga a interação do computador e sua relação com as dificuldades de aprendizagem, em especial de Matemática. (FAGUNDES, MARASCHIN, 1992)
Em âmbito nacional cresce o interesse de estudiosos acerca dos benefícios do software livre na educação, destacando-se a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Federal de Santa Catarina. Da mesma forma, o MEC tem investido em softwares livres, acreditando no seu potencial educativo, a exemplo da distribuição nacional Linux Educacional, sistema operacional sugerido para laboratórios de informática educativas das escolas públicas nacionais.
Também Nunes et al (2008), tem estudado os efeitos da adoção de software livres em instituições educacionais e na formação dos docentes. A esse respeito, comentam “o software livre pode constitui-se além de uma economia de gastos, um instrumento de melhoria do desempenho discente e docente”. Da mesma forma, Raabe et al (2008) perceberam o potencial e a adequação dos softwares livres educativos à prática pedagógica em sua pesquisa.
Oliveira e Fisher (2007), concordam que a utilização da tecnologia da informática e de softwares educativos no processo educativo-formal é uma alternativa para sanar as dificuldades de aprendizagem. Neste sentido, Oliveira (1996), esclarece que o professor deverá ser capaz de identificar quais os déficits cognitivos que a criança possui e suas dificuldades no processo de aprendizagem, e a partir destes conhecimentos desenvolver uma proposta pedagógica onde o uso do computador será um recurso pedagógico utilizado, objetivando o interesse do aluno pela aprendizagem dos conteúdos acadêmicos e as habilidades mentais necessárias para a realização das atividades propostas.
De fato, a utilização da tecnologia no ambiente escolar contribui para essa mudança de paradigmas, sobretudo, para o aumento da motivação em aprender, pois as ferramentas de informática exercem um fascínio em nossos alunos.

3. Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pois intenciona investigar o uso do software livre na mediação de alunos com dificuldades de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e a observação. A experiência está sendo realizada em uma escola pública municipal periférica de Fortaleza. A amostra foi composta de 18 crianças na faixa etária de 7 a 13 anos, com histórico de fracasso escolar, multirepetência e dificuldades de aprendizagem.
A seleção da criança (participante da pesquisa) foi realizada da seguinte maneira: inicialmente solicitou-se a Secretaria escolar, a relação de alunos multirepetentes dos 3º e 4º anos, nas disciplinas de Português e Matemática. De posse deste registro, solicitou-se das professoras destes alunos, um parecer individualizado de abordando as dificuldades de aprendizagem apresentadas. Em seguida, foi montado um cronograma de atendimento que prévia um atendimento em Sala de Apoio Pedagógico (SAP) e Laboratório de Informática Educativa (LIE).
O atendimento iniciou-se em abril de 2008 com previsão de término para fevereiro de 2009, portando, trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento. Desde então os alunos são atendidos em duplas e individualmente, duas vezes por semana, por uma professora especialista em Alfabetização e outra professora especialista em Informática Educativa no contra-turno escolar, totalizando cerca de quatro horas semanais.
A proposta de trabalho envolveu análise dos saberes e necessidades das crianças no contexto social e educativo ao qual ela pertence, por meio de atividades virtuais e concretas que envolvesse as habilidades cognitivas de seriação, conservação de quantidades e processo de construção da escrita descrito por Ferreiro (1986).
As disciplinas envolvidas foram Matemática e Linguagem sendo que o principal recurso utilizado foram jogos educativos em material concreto e jogos virtuais por meio do computador, destacando-se os softwares livres Gcompris e TuxMath. Ambos são softwares livres, rodando em plataformas Linux, MacOSX, Windows.
O Gcompris é um software livre de caráter multidisciplinar, pois apresenta cerca de 80 atividades diferenciadas na área de Linguagem, Matemática, Ciências, Geografia, Artes, Leitura e Entretenimento. Por possuir uma interface chamativa, colorida é ideal para as crianças na faixa etária de 2 a 10 anos de idade. Por meio deste software os aprendizes foram estimulados a aprender cores, quantidades, além de desenvolver diversas habilidades: raciocínio lógico-matemático, percepção, análise e síntese visual, associação, auxiliando e motivando o processo de aprendizagem.
O Tuxmath foi outro software livre utilizado para a aprendizagem das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). O software apresenta o mesmo estilo do clássico jogo do videogame Atari, Missile Command. O objetivo é impedir que as bombas atinjam as construções de uma cidade sob ataque. No entanto, o interessante do jogo é a capacidade de divertir ensinando a tabuada de forma lúdica, pois as bombas só serão destruídas se o jogador acertar contas aleatórias, sendo que a dificuldade vai crescendo à medida que o nível aumenta.
A avaliação consistiu na observação sistemática da apropriação do conhecimento pelos alunos, de forma qualitativa, levando em consideração os seguintes aspectos: interesse, participação, envolvimento e realização das atividades sugeridas.
4. Resultados e Conclusões Preliminares
Organizar e implantar abordagens educacionais que vão ao encontro das necessidades dos educandos, desenvolvendo estratégias de ensino centradas no aprendiz, enfatizando a autonomia, acomodando a diversidade e maximizando as oportunidades para o sucesso e as conquistas pessoais é condição sine qua non do professor na contemporaneidade.
Por tratar-se de um projeto em desenvolvimento e devido ao curto espaço de tempo (um semestre letivo) têm-se resultados parciais. Preliminarmente foram observadas melhoras significativas no aprendizado dos alunos. Os professores relataram que perceberam mudanças na sala de aula, onde as dificuldades relacionadas à leitura e à escrita começaram a diminuir, assim como problemas de relacionamento e auto-estima. Os resultados esperados a curto prazo são a melhoria no desempenho dos alunos em relação: à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico-matemático, inserção da tecnologia da informação no contexto escolar através da divulgação e da utilização do computador, em especial do software livre como recurso didático e redução no índice de reprovação.
Utilizou-se o software livre em todas as atividades e ele foi bem aceito pelo grupo e adequado para as atividades. As crianças anteriormente não eram usuárias de computador e passaram a utilizar as ferramentas livres sem dificuldades. A mediação estabelecida pelo software educativo viabilizou o despertar da autonomia na busca do conhecimento.
Por fim, ressalta-se que embora o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação seja, ainda restrito as classe sociais privilegiadas, torna-se necessário criar ambientes de aprendizagens computacionais que, sobretudo utilizem metodologias inovadoras como instrumentos adequados para recuperar as chances perdidas por crianças com insucesso escolar, fruto de uma sociedade de exclusão.
5. Referências
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986
FAGUNDES, L. C. ; MARASCHIN, Cleci . A linguagem LOGO como instrumento terapêutico das dificuldades de aprendizagem: possibilidades e limites. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 5, n. 1, p. 19-28, 1992
MORAN, M. Novas Tecnologias na Educação. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm. Acesso em 22/ 02/2008.
NUNES, J.B.C et al.. Levantamento de Softwares Educativos Livres. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Porto Alegre, 2008.
OLIVEIRA, E.C.P.; FISCHER, J. Tecnologia na Aprendizagem: A Informática como alternativa ao ensino. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 3 n. 10 - jan.-jun./2007
OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Informática em Psicopedagogia. São Paulo: Editora SENAC, 1996.
RAABE et al. Uma experiência do uso do Software Livre GCOMPRIS na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental. In: XIV Workshop de Informática na Escola (WIE). Belém do Pará, 16 a 18 de julho de 2008. Sociedade Brasileira de Computação

Como referenciar: ROCHA, SSD; NEGREIROS, L.V. O uso do software livre na mediação pedagógica de alunos com dificuldades de aprendizagem: O Projeto C@lculendo. In: Anais do XIX SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática Educativa, Fortaleza, 2008

Nenhum comentário: